segunda-feira, 30 de maio de 2016

Os motivos de Haroldo Mota ser o Condutor da Tocha Olímpica Rio 2016


Meus amigos...

É com enorme prazer, que convido você para dividir uma extraordinária e única experiência, onde estarei conduzindo a Tocha Olímpica Rio 2016, aqui em Natal.


Estão, estaremos juntos emocionados no dia 04 de junho, sábado, no meu trecho/percurso, dos 200 metros mais vibrantes, que realizaremos no coração do centro da cidade, na Av. Rio Branco, Cidade Alta, com partida no ponto (previsão), defronte a loja Óticas Diniz, nº 592, localizada na esquina (lado direito) com a Rua Ulisses Caldas, conduzindo até um pouco, quando passar a Escola Estadual Winston Churchill. Com horário de previsão de partida às 16h38.

Essa celebração é uma grande premiação e honra, por minha história, ter sido escolhida, pela equipe patrocinadora das Olímpiadas do Rio 2016 o Bradesco, pelo trabalho voluntário que desenvolvo como presidente da ONG Baobá em defesa do meio ambiente no RN, nas diversas atividades de projetos em educação ambiental, como exposição fotográfica, produção de vídeos/documentários, campanha de plantio de árvores, proteção de florestas naturais com aluno de diversas instituições de ensino e por realizar ainda inúmeras atividades em prol do uso da bicicleta como um transporte sustentável.


Finalizo, agradecendo minha querida amiga e professora a bióloga Alídia Ribeiro, que insistentemente fez minha inscrição neste fabuloso evento de união entre os povos do planeta.

Serviço:

“Condutor da Tocha Olímpica Haroldo Mota”
Número de identificação: 090
Data: 04.6.16 (sábado)
Ponto de partida (previsão): Av. Rio Branco, nº 592 / 596
Cidade Alta, Natal - RN
Referência: Óticas Diniz
Horário de partida (previsão): 16h38
Quero estar junto de você.... VAMOS!!!

sábado, 28 de maio de 2016

A elegância cênica da Avenida Roberto Freire


Por Haroldo Mota

Natal é uma cidade de destino turístico, predominantemente por sua vocação cênica majestosa, contemplada por paisagens naturais que transfere para a alma e beneficia o espirito pacificador de seus visitantes e habitantes, dando-nos a entender que realmente o paraíso terrestre é aqui.

O Morro do Careca e o conjunto do cinturão do cordão das dunas de Ponta Negra forma esse espetacular cartão postal e maravilhoso tesouro do povo potiguar. Esse conjunto de beleza e contemplação irriga a cidade de pungência financeira deixada pelos turistas.

Para avistá-lo, os não residentes no bairro de Ponta Negra ou os turistas hospedados em outras localidades da cidade, terão várias maneiras para contemplar essa natureza, indo de carro, de ônibus, a pé ou de bicicleta, meio de transporte preferido por muitos.

Saindo dos bairros centrais da cidade, há duas opções: pela Via Costeira ou pela Avenida Roberto Freire. 

Indo pela Via Costeira, se vislumbra os cenários das dunas e o mar, ao longe avistando-se o Morro do Careca.  O fascínio de se aproximar da beleza do Morro atinge o ápice quando se passa pela rotatória da Avenida Roberto Freire.


O mesmo acontece quando se desloca pela Avenida Roberto Freire. Aqui a magia é outra. Trafega-se por um verde forte e vivo de árvores, cheias de flores e buquês coloridos; sejam elas plantadas no canteiro central ou no Parque das Dunas, patrimônio da humanidade, a floresta da Mata Atlântica. 


Natal é o destino turístico mais disputado da região Nordeste e de expressiva visitação internacional, pela simples razão de reunir em um pequeno espaço geográfico belezas naturais ímpares e generosas. 

Sua população é uma das mais hospitaleiras e amáveis da região. A receptividade e amabilidade são frutos da sinergia do espaço no qual se recebe luz e paz, vindo especialmente dos seus diversos mosaicos naturais. 

Agora, uma ameaça pode sepultar literalmente essa espetacular vista. 
Essa ameaça tem uma extensão de aproximadamente 730 metros – um túnel que sairá defronte do Praia shopping, indo até depois da Feirinha de Artesanato em Ponta Negra. 

Parabenizamos o Secretário de infraestrutura do Estado, o Senhor Jader Torres, pelas inúmeras reuniões com os diversos segmentos da sociedade, apresentando a nova concepção do projeto de reestruturação da Avenida Roberto Freire. 

Participei de duas apresentações e,  comparando o atual projeto com o anterior, vejo que temos de corrigir dois pontos fundamentais: a) o túnel de 730 metros; e b) a inexistência de  ciclovias ou ciclofaixas ao longo da avenida.

Quanto ao túnel, uma, irá esconder e tirar em grande parte a contemplação da visão da beleza paisagística e cartão postal de Natal, o Morro do Careca e seu cordão de dunas para quem trafega na região; duas, sua construção representa um custo milionário dispensável; terceiro, o custo no orçamento da execução do túnel desta obra, representa um percentual bastante significativo e elevado no montante final do projeto; por fim, sua construção implicará em um impacto ambiental imenso, tanto pela grande quantidade da retirada do solo da região, poluição atmosférica e sonora gerada pelos equipamentos, maquinários e veículos.

Quanto à inexistência de ciclovias ou ciclofaixas ao longo da avenida até o viaduto de Ponta Negra na BR 101, é um conceito superado na interação da mobilidade humana com as cidades. Descaracteriza a qualidade de vida da população, incentivando cada vez mais o congestionamento e a poluição atmosférica. 

Como proposta, poderíamos eliminar esse túnel de 730 metros, fazendo a continuação do fluxo de veículos pela Av. Praia de Ponta Negra, ao invés de entrar na Av. Roberto Freire na Feirinha de Artesanato. A saída deste fluxo, para se dirigir a Av. Roberto Freire ou a Via Costeira se daria por baixo, onde localiza-se a rotatória da Via Costeira
.
Muito se fala na apresentação do projeto, no intenso fluxo de veículos vindos de várias regiões da cidade para adentrar na Avenida Praia de Ponta Negra e, consequentemente, dirigir-se à Avenida Roberto Freire e à Via Costeira.

Pensando como morador do bairro de Ponta Negra, vejo que temos de adotar melhorias para a entrada do fluxo de moradores para o Conjunto de Ponta Negra, tendo em vista, a pretensão do projeto, inverter o fluxo da principal entrado do mesmo.   Primeiro, adotar um sentido único de entrada pela Avenida Praia de Genipabu; segundo, melhorias nas avenidas Praia de Areia Branca, Praia de Tibau e Praia de Búzios; e terceiro, adequação da Avenida Praia de Muriú, com a interligação da Rota do Sol (RN 063). 

Temos que pensar urgentemente numa mobilidade inteligente de massa para solucionar em grande parte a locomoção da população em suas diversas necessidades, pela simples razão de que cada vez mais deveremos escavar túneis em cada cruzamento da cidade, isto representa má qualidade de vida para a população.

Uma das soluções é a implantação da malha sustentável de transporte de massa da população por bondes ou trens elétricos nos principais eixos de deslocamento da cidade. Aqui, quero frisar o nome do meu amigo Profº Rubens Ramos da UFRN, que é doutor neste assunto e grande defensor deste sistema.

Na verdade são quatro linhas principais. A linha “Cidade do Sol” - Natal/Parnamirim”, a linha “Câmara Cascudo - Prudente de Morais/BR 101”, a linha “Rio Potengi - Zona Norte/Bernardo Vieira” e a linha “Parque das Dunas - Roberto Freire/Viaduto de Ponta Negra”.

A primeira, linha “Cidade do Sol - Natal/Parnamirim”, começa no viaduto de Parnamirim, interagindo com a transferência de passageiros da linha de trem existem da CBTU. Seguindo em direção a Natal, pela BR 101, Av. Salgado Filho e Av. Hermes da Fonseca.

A segunda, linha “Câmara Cascudo - Prudente de Morais/BR 101”, começa na BR 101, interagindo com a transferência de passageiros da linha “Cidade do Sol - Natal/Parnamirim”.

A terceira, linha “Rio Potengi - Zona Norte/Bernardo Vieira”, começa no bairro de Igapó, cruza toda a Av. Bernardo Vieira, com a interação de transferência de passageiros com as linhas “Câmara Cascudo - Prudente de Morais/BR 101” e “Cidade do Sol - Natal/Parnamirim”.

Por fim, a última, a linha “Parque das Dunas - Roberto Freire/Viaduto de Ponta Negra”, começa próximo a Vila de Ponta Negra, cruzando toda a Av. Roberto Freire e finaliza retornando com os passageiros da linha da “Cidade do Sol” dos sentidos  Natal/Parnamirim ou de Parnamirim/Natal.

O interessante com a implantação deste serviço, é que nem um ônibus, dos municípios da região metropolitana de Natal, poderia trafegar na cidade, com a obrigatoriedade do desembarque dos passageiros nos pontos iniciais do sistema. Não existiria ônibus circulando nestes eixos, somente nos bairros para suprir a demanda e alimentar o sistema.

A mobilidade do sistema é na superfície, diminuindo o custo de implantação. A energia motriz é fornecida pelo parque eólico do estado, portanto, uma mobilidade zero carbono.

A manutenção dos custos operacionais do sistema é mantida pelos usuários do sistema e a outra parte pela cobrança de pedágio, dos automóveis que trafegam nas avenidas da cidade, obedecendo critérios de horários e dias da semana.

Para finalizar, a cidade deve eleger gestores que pensem na humanização e bem-estar da população, que saibam conduzir o processo participativo e colaborativo na gestão, que zelem pelos seus recursos financeiros e ambientais finitos e saibam aproveitar a gentileza do seu povo e a beleza da sua terra.

*Haroldo Mota

 É ativista ambiental, administrador de empresa, cidadão Natalense e presidente da ONG Baobá.

domingo, 15 de maio de 2016

“4º Passeio Ciclistico – Homenagem ao ex-vereador Agostinho Sebastião(in memoriam)


Participe neste domingo, dia 15, do “4º Passeio Ciclistico – Homenagem ao ex-vereador Agostinho Sebastião (in memoriam)”, promovido pela Associação Atlética Baixaverdense Ponte Preta (AABPP), a concentração e a saída acontece na Praça da igreja matriz às 8 horas.

A cidade de Jardim de Angicos, chamada carinhosamente de Princesinha do Mato Grande, é novamente o destino do 4º Passeio Ciclístico, com aproximadamente 20 km de distância. Durante o trajeto acontecerá duas paradas para reidratação dos ciclistas.

As inscrições estão acontecendo no Colégio JS e na Drogaria União. O evento conta com o apoio ainda da Prefeitura Municipal de Jardim de Angicos, Grupo de Jeepeiros de João Câmara, Colégio JS, Drogaria União, ONG Baobá, Idema / Parque das Dunas e da Secretaria Municipal de Turismo de João Câmara.

Na cidade de Jardim de Angicos, serão plantadas 10 árvores do pau brasil para celebrar a realização deste evento esportivo.

Serviço:
“4º Passeio Ciclistico – Homenagem ao ex-vereador Agostinho Sebastião(in memoriam)
Data: 15 de maio de 2016 (domingo)
Concentração: Praça da igreja matriz / João Câmara-RN
Saída: 8h
Destino: Jardim de Angicos
Distância: cerca de 20 km
Parada: 02  para reidratação
Inscrição: Colégio JS e Drogaria União
Realização:
Associação Atlética Baixaverdense Ponte Preta (AABPP)
Apoio:
Prefeitura Municipal de Jardim de Angicos
Grupo de Jeepeiros de João Câmara
Colégio JS
Drogaria União
ONG Baobá
Idema / Parque das Dunas
Secretaria Municipal de Turismo de João Câmara
Informações:
Profº Junior Souza: (84)3262.2128 ou (84)98601.2123