terça-feira, 16 de junho de 2015

Dia 17, lançamento da campanha “Parque Estadual da Floresta do Pitimbú|Emaús|Satélite”.


Convite
No Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação, a AMOCISA (Associação dos Moradores da Cidade Satélite), o Comitê Popular Natal de Direitos e a ONG Baobá, convidam a sociedade para o lançamento da campanha pela criação do “Parque Estadual da Floresta do Pitimbú|Emaús|Satélite”, que acontece no dia 17 (quarta-feira), ocasião no qual serão plantadas 07 (sete) árvores de espécies da Mata Atlântica, no canteiro central da Av. Pref. Omar O’Gray (prolongamento da Av. Prudente de Morais), após o rio Pitimbú (sentido Satélite/Emaús), com a concentração a partir das 6h e o plantio às 6h30.


Fazem parte também desta iniciativa a Frente Parlamentar Ambientalista, a Aspoan, a OAB/RN - Comissão de Meio Ambiente, o Santuário Ecológico de Pipa, a ACIRN, o Núcleo Ecológico de Morro Branco, a SOS Mangue e o Instituto Reação Periférica.
Esta campanha tem o objetivo de promover e sensibilizar a opinião pública sobre a importância de preservação de uma área com aproximadamente 240 hectares, de floresta de Mata Atlântica, localizada nas margens do Rio Pitimbú e do prolongamento da Av. Prudente de Morais. Área a ser transformada no “Parque Estadual da Floresta do Pitimbú|Emaús|Satélite”, decorrente do seu imenso valor biológico e pelos relevantes serviços ambientais prestados gratuitamente pela mata, tais como: ajuda a regular o clima da região, a temperatura, grande fonte de recarga para o sistema hídrico do rio Pitimbú e proteção contra a erosão e assoreamento do mesmo.
Em se tratando de um bem ambiental, encontra-se amparado pela Constituição Federal, através do artigo 225 na categoria de Patrimônio Nacional.
O município de Parnamirim reconheceu o tempo todo, a área e sua importância ambiental da mata, a considerou como uma Unidade de Conservação. Após, sem nenhuma justificativa técnica, a Câmara dos Vereadores alterou o referido Plano Diretor do município, suprimindo a área que deveria ser uma Unidade de Conservação. Exatamente a área pretendida para um empreendimento imobiliário.
Trata-se de uma ilha de floresta de importância ecológica impar por abrigar uma grande diversidade de fauna, possivelmente algumas ameaçadas de extinção e/ou endêmicas.
Além do relevante complexo florestal a Mata Atlântica é considerada como uma das áreas mais prioritárias do planeta em termos de sua diversidade biológica e grau de ameaça, fazendo com que o bioma seja uma das prioridades de conservação do mundo.
Consideramos que a criação do “Parque Estadual da Floresta do Pitimbú|Emaús|Satélite” é o primeiro passo para a implantação de um extenso corredor ecológico ao longo do Rio Pitimbú, até a lagoa do Jiqui, de forma a proteger esses importante manancial. Responsável pelo abastecimento de cerca de 30% do consumo de água de Natal.
Serviço:
Lançamento da campanha “Parque Estadual da Floresta do Pitimbú|Emaús|Satélite”.
Data: 17.06.15
Horário: a partir das 6h
Concentração: Canteiro do prolongamento da Av. Prudente de Morais (após rio Pitimbú no sentido Satélite/Emaús)
Plantio: 6h30
Árvores: 07 (sete) da espécie da Mata Atlântica
Realização:
AMOCISA
Comitê Popular de Direito de Natal
ONG Baobá
Apoio:
Frente Parlamentar Ambientalista
Aspoan
OAB/RN – Comissão de Meio Ambiente
Santuário Ecológico de Pipa
ACIRN
SOS Mangue/RN
Instituto Reação Periférica
Núcleo Ecológico de Morro Branco
Informação:
Haroldo Mota (84) 9927.6555 / 98845.4603
Anízio Barbosa (84) 99932.9933
amocisa@yahoo.com.br

baobacontato@gmail.com 

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Nova data Sorteio 29.07.15 - Faça uma Criança Enxergar Melhor o Mundo

Caros amigos.
Conforme anunciado na página do face do projeto "Faça uma Criança Enxergar Melhor o Mundo", a data do sorteio para os participantes que estão concorrendo as premiações: de 16 acentos nos voos de helicópteros sobre as florestas dos Mangues no rio Potengi; 10 passeios de barco no Potengi Tur com direito a levar mais 10 companhias; 10 refeições nos restaurantes Nativos e no Enquanto seu Lobo Não Vem com direito também a 10 companhias e os sorteios dos hoteis da Pipa e Baia Formosa no Hotel ChaleMar e na Pousada Mediterrânea.

Ficou para dia 29.07.15 (quarta-feira).

Agradecemos a compreensão e a grande ajuda que será na doação dos 60 óculos para os alunos das escolas publicas.
Vamos para a nova data e desejamos sorte para todos!

Atenciosamente,

Haroldo Mota
(84)9927.6555