sexta-feira, 26 de abril de 2013

Resultado do debate sobre a Importância das Florestas dos Manguezais no IFRN

Caros amigos,


O IFRN, na tarde desta quinta-feira, dia 25, promoveu um debate sobre a importância da Floresta dos Manguezais do RN, com a presença dos palestrantes: Dr. Marcio Diogenes, Promotor Publico do RN, a Procuradora do Estado Dra. Marjorie Madruga, a Profª Erineide Silva e Profº Rogério Câmara do SOS Mangue.

O debate teve inicio com Rogério Câmara, falando sobre as atividades do SOS Mangue e suas ações em defesa dos manguezais desde o início do ano de 1998.


A geógrafa profª Erineide, discorreu sobre os últimos acontecimentos do Conema/RN.

O Promotor Público Dr. Márcio Diogens, relatou sobre as visitas, inspeções que o Ministério Publico do RN promove na área do rio Potengi e a execução do processo de retirada dos viveiros de camarão e recuperação do manguezal do rio potengi próximo a ponte de Igapó.


Drª Marjorie Madruga, falou como advogada e cidadã, pela responsabilidade civil ambiental, da importância que as florestas dos manguezais exercem como controle para as mudanças climáticas e no absurdo vergonhoso desta proposta de resolução de conema.



Haroldo Mota da Ong Baobá, ressaltou a importância da participação da juventude de garantir seus direitos, fazendo uma manifestação pacifica na próxima reunião do Conema, que se realizará dia 14 de maio, às 9h, no Idema, sobre esta proposta indecente em classificar a atividade de carcinicultura em agrossivilpastoril (absurdo).


Contou também com a presença do ilustre professor e ambientalista Nivaldo Calixto, além de representante da Ufrn, a biologa Profª Alidia Ribeiro, alunos de geografia, Contrele Ambiental e alunos do primeiro período de diversos cursos do IFRN.


Que agraciaram o evento com calorosos aplausos de apoio.



Fotografias da aula de Educação Ambiental nos Manguezais e da mostra fotográfica no Dia da Terra


Caros amigos,
Expomos os registros fotográficos sobre as atividades desenvolvidas pela Ong Baobá, na Escola Estadual José Fernandes Machado, que aconteceram no mês de abril de 2013, sobre a aula de Educação Ambiental na área do estuário dos rios Cunhaú e Curimataú no município de Canguaretama como também algumas das fotos sobre a exposição “Uma Estrela da Minha Terra” que foi sobre a Mata Estrela em Baia Formosa. Esta exposição aconteceu na sala de multimídia da escola, foram expostas vinte fotografias sobre o ecossistema da região, seu povo e sobre a cultura local.
Agradecemos o apoio da Diretora Lilian, da Profª de biologia Ivanete, dos alunos e dos diretores da SOS Mangue que estiveram conosco.


Registramos a presença da Profª Erineide, de Rogério, Cassimiro e Cassiano do SOS Mangue que foram ao evento na escola.





































É muito importante aulas de campo como esta, pois os alunos vivenciam na prática as aulas teóricas na escola.











Agradecemos também a parceria com o Barco Ecológico de Cunhaú que deu oportunidade aos alunos vivenciarem a grande diversidade da floresta de manguezal.